LIMITES E POSSIBILIDADES DO USO DE SISTEMAS DE AVALIAÇÃO E SEUS INDICADORES PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM QUALIDADE SOCIAL


Manual do Sistema
APRESENTAÇÃO



O PROAGE

O Projeto de Avaliação e Gestão da Educação é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia FACED - UFBA, e em parceria com a secretaria de educação do município de Teodoro Sampaio.

 

Objetivo Geral


O projeto constitui-se de dois objetivos distintos, mas complementares. A pesquisa apresenta duas finalidades que perpassam por dois objetivos. O primeiro é identificar e analisar os limites e possibilidades do uso de sistema de avaliação e seus indicadores, em prol da gestão do sistema municipal de educação, visando a melhoria da qualidade social da educação. A partir do conhecimento gerado neste momento da pesquisa e com este primeiro objetivo atingido, a proposta é desenvolver um aplicativo de um sistema de avaliação da gestão educacional do município.

Esse produto se constituirá em uma inovação tecnológica, pois irá propor um modelo informatizado de avaliação da educação básica utilizada pela gestão educacional do município e que tem a pretensão de estabelecer uma comunicação e utilização das avaliações e indicadores dos processos avaliativos externos.


Objetivos Específicos

Identificar a experiência na utilização dos resultados das avaliações externas e internas realizadas no município.

Analisar a percepção da equipe gestora do município sobre o sistema de avaliação que existe no município.

Levantar os principais desafios que são encontrados na utilização dos resultados das avaliações externas divulgadas pelo Ministério da Educação.

Detectar de que forma os resultados das avaliações são divulgados para a comunidade.

Identificar como a equipe gestora utiliza a avaliação como elemento da gestão.

Identificar as necessidades de avaliação do sistema de gestão educacional no município (meta-avaliação).

Observar a existência das interações entre as avaliações interna e externa da educação no município.

Identificar os softwares que existem no Brasil relacionados à avaliação utilizada no processo de gestão da educação.

Verificar a percepção da equipe gestora em relação à utilização de softwares para realizar a avaliação educaciona, no município.

Detectar mecanismos que facilitem a utilização do software no município.


Metodologia


Abordagem: quali-quantitativa

Local: município Teodoro Sampaio - Bahia

Período: 24 meses

Etapa 1: Pesquisa

- Pesquisa bibliográfica

- Análise documental

- Realização de entrevistas e grupo de diálogo

Etapa 2: Intervenção

- Construção do aplicativo

- Capacitação para uso do aplicativo

Impacto


Espera-se que a pesquisa possibilite uma reflexão em relação à utilização dos indicadores da avaliação nos sistemas municipais de ensino, assim como demonstre a importância de tomar decisões utilizando como auxílio os resultados de avaliações internas e externas, em prol da qualidade social da educação.



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